A ACB – ProTTeP realiza a segunda fase do profiling (Mapeamento de Perfil), em continuidade ao programa de orientação profissional com alunos do ensino médio desde a passada sexta feira, 13 de Setembro de 2019 na cidade da Beira. A Escola Secundária da Ponta-Gêa foi a primeira a se beneficiar do programa nas instalações da Universidade Zambeze, e por sua vez a Escola Secundária da Catedral veio a fazer réplica da actividade já nesta segunda feira dia 16 na sua respetiva Escola.

O Profiling consiste em mostrar caminhos e oportunidades na área de formação técnico-profissional aos jovens do ensino médio a partir de suas habilidades e competências pessoais e técnicas para encontrar uma profissão que coincide com as mesmas.

O objectivo da segunda fase da actividade é de garantir que os professores aprendam na prática como ajudar o aluno a descobrir os seus pontos fortes e os aspectos a melhorar de forma a melhor orientar à escolha de uma profissão a partir de actividades dentro da sala de aulas e exercícios práticos.

Mapeamento do Perfil 1Mapeamento do Perfil 1.jpeg

Nesta fase, a actividade envolve 60 alunos da 10ª classe, sendo 40 da Escola secundária da Catedral e os restantes da Escola Secundária da Ponta Gêa.

Durante a actividade os alunos foram submetidos à diferentes práticas de modo a descobrir as suas competências e habilidades em diferentes áreas do Ensino Técnico Profissional.

Assim, no final das práticas, com as observações dos professores, os alunos podiam traçar um perfil profissional e fazer uma reflexão sobre as possibilidades de formação de acordo com o seu perfil, facilitando à escolha da sua profissão.

Mapeamento do Perfil 5Mapeamento do Perfil 2Mapeamento do Perfil 4