A Associação Comercial da Beira através do Projecto de Treinamento Técnico Profissional (PROTTEP), promoveu no dia 19 de Junho do presente ano, na cidade da beira, um encontro com Instituições de Educação Profissional que teve lugar na Associação Comercial da Beira, com o objectivo de promover e acompanhar o processo de implementação da Lei 06/2016 de Educação Profissional.

O evento contou com a presença da Direcção Provincial de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional de Sofala (DPCTESTP), representantes de Institutos e Centros de Formação Profissional, da Associação Comercial da Beira e das Escolas Secundárias.

Manuel Zolinho em representação da DPCTESTP abordou sobre alguns aspectos muito relevantes a se ter em conta nesta fase, como a necessidade de licenciamento das instituições e o processo da Acreditação.

Em sua abordagem, Zolinho apontou vários aspectos em torno da lei, com mais ênfase ao Decreto 28/2017 — Regulamento de Licenciamento de Instituições de Educação Profissional, que norteia o processo de licenciamento das Instituições.

Por sua vez, o representante do Instituto Mwana, Alcídio Quenhe, partilhou com o grupo suas experiências sobre o processo de licenciamento e acreditação em curso. O outro tema de destaque abordado no encontro foi sobre o Fundo Nacional de Educação Profissional (FNEP), com enfoque nos benefícios do fundo para as Empresas e Instituições de Educação Profissional. O Decreto 31/2017 - Regulamento do Fundo Nacional de Educação Profissional, aborda com detalhes a gestão deste fundo.

Foi apresentado no final do evento uma visão geral do fórum de diálogo dedicado a Educação Profissional, bem como alguns resultados obtidos e uma avaliação do nível de participação dos diferentes actores.

Entretanto, a participação activa destas empresas e instituições contribui efectivamente na melhoria da qualidade da educação profissional visto que o fórum constitui uma plataforma essencial e promove o desenvolvimento e qualidade da Formação Profissional.