A Associação Comercial da Beira (ACB) apresentou no dia 9 de Maio de 2019 a segunda fase do Projecto de Treinamento Técnico Profissional (PROTTEP) aos sócios e parceiros na Cidade da Beira. O programa visa melhorar a qualidade de ensino técnico profissional na província de Sofala.

O evento contou com a presença de membros e filiados da corporação, representantes de algumas instituições de ensino Técnico Profissional, das diversas organizações e da Direccão Provincial de Ciências e Tecnologias, Ensino Superior e Técnico Profissional .

A primeira fase decorreu entre 1 de Agosto de 2015 a 30 de Setembro de 2018 tendo durado três anos. Durante este período foram criados 2 serviços: Serviço de Formação Profissional (SFP) e Agência Privada de Emprego (APE).

No âmbito do Fortalecimento da ACB no domínio da formação profissional, o projecto promoveu 21 cursos próprios, organizou e agenciou mais de 26 cursos, identificou e capacitou docentes.

A segunda fase teve o início no dia 1 de Outubro de 2018 e termina em 30 de Setembro de 2021 e neste período a agremiação espera que os serviços por ela oferecidos sejam economicamente sustentáveis podendo cobrir 100% dos seus custos e integrar a formação profissional na sua estrutura de trabalho.

Na ocasião, o coordenador internacional do PROTTEP, Hans Schroeder, falou da necessidade das instituições públicas e privadas apostarem na formação dos funcionários para melhorar os seus quadros, citando a lei nº 06/2016 da Educação Profissional.

A fonte em referência acrescentou que as empresas devem também abrir espaços para os estágios profissionais com vista a dar aos recém-formados o primeiro contacto com o mercado do trabalho, uma vez que a lei prevê a participação activa das empresas na educação profissional.